A Revolução Francesa (1789-1799) é um fenômeno de marketing. Foi
importante para medirmos a febre de um país sob um rei incompetente e
não para nos ensinar a vida cotidiana em democracia.
Nada há na
Revolução Francesa que tenha a ver com liberdade, igualdade e
fraternidade. Essas palavras são apenas um slogan que faz inveja a
qualquer redator publicitário.
Esse slogan, aliado ao que os revolucionários fizeram (mataram,
roubaram, violentaram, enfim, ideologizaram a violência em grande
escala), é uma piada.
É uma aula de marketing político: todo mundo cita a Revolução Francesa como ícone da liberdade.
O marketing da revolução ficou a cargo da filosofia. Primeiro caso na
história de um fato claramente ideologizado para vermos nele outra
coisa. Os "philosophes" do Iluminismo contribuíram muito para essa
matriz do marketing político de todos os tempos, a Revolução Francesa.
Começa com a criação da ideia de que existe uma coisa chamada "povo que
ama a liberdade" para além da violência que ele representa quando
desagradado.
"Povo" é uma das palavras mais usadas na retórica democrática e mais sem sentido preciso.
A única precisão é quando há violência popular ou quando muitos morrem de fome por conta da velha miséria moral humana.
As
"cheerleaders" da primavera árabe têm orgasmos nas ruas de Damasco,
Trípoli, Cairo e Tunis. Já imaginam os árabes lendo Rousseau, Marx e
Foucault (que, de início, "adotou" a revolução iraniana).
Dançam para esses movimentos como se ali não estivessem em jogo divisões
religiosas atávicas do próprio islamismo, quase total ausência de
instituições políticas, tribalismo atroz, grupos religiosos fanáticos
muito próximos do crime organizado, para não falar do óbvio terrorismo.
De vez em quando, o "povo" mata, lincha, violenta e destrói cidades, a casa dos outros e o diabo a quatro.
Mas
como (e isso é um dado essencial do efeito do marketing da Revolução
Francesa) pensamos que o mundo começou em 1789, achamos que o "povo"
nunca destruiu tudo o que viu pela frente antes da queda da Bastilha.
A historiadora americana Gertrude Himmelfarb, em seu livro essencial
"Caminhos para a Modernidade", publicado no Brasil pela É Realizações,
chama o iluminismo francês de "ideologia da razão", com toda razão.
Os "philosophes" criaram um fantasma chamado "la raison", que seria a deusa dos revolucionários.
Se
no plano bruto "la raison" justificaria assassinatos nos tribunais
populares (que deixam as "cheerleaders" dos movimentos populares até
hoje em orgasmo), no plano sofisticado do pensamento, seria a única
capaz de entender e organizar o mundo desde então.
Esse fantasma da "la raison" nada tem a ver com a necessária faculdade
humana de pensar para além dos desejos e medos humanos, que é muito
dolorosa e rara.
Ela é uma deusa mítica que ficaria no lugar do Deus morto, dando a última palavra para tudo.
Foram muito mais os britânicos e americanos que nos ensinaram a vida
cotidiana em democracia. Mas o iluminismo anglo-saxão não foi
marqueteiro.
Nas palavras de Himmelfarb, os britânicos, com sua
"sociologia das virtudes", buscavam compreender como as pessoas e as
sociedades geram virtudes e vícios. Entre elas, a benevolência e o
hábito de respeito à lei comum.
Os filósofos americanos criaram uma "política da liberdade", nas palavras de Himmelfarb.
Eles
associavam a qualidade de pensadores a de homens políticos práticos que
investigavam a liberdade, não como uma ideia abstrata, mas como algo a
ser preservado pela lei da tentativa contínua do homem em destruí-la em
nome de qualquer delírio.
Daí as instituições americanas serem as mais sólidas, até hoje, em
termos de defesa dos indivíduos contra os delírios do governo e do
Estado.
Os britânicos e os americanos nos ensinaram a liberdade que
conhecemos e que dá a você o direito de dizer e pensar o que quiser nos
limites da lei.
É hora de deixar nossos alunos lerem mais Locke, Hume, Burke,
Tocqueville, Stuart Mill, Oakeshott, Berlin, os federalistas e
antifederalistas, Rawls, Strauss e não apenas Rousseau, Marx e suas
crias.
2 comentários:
Pois é, para ser filósofo basta ser seletivo no tema, abusar da retórica idiota e se achar o máximo.
??????
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