quinta-feira, 29 de março de 2007

A Rainha



The queen. (A rainha). Stephen Frears. 2006.

Helen Mirren está perfeita no papel da rainha Elizabete II, isso é meio óbvio dizer, mas a verdade é que interpreta como se tivesse nascido rainha. E o diretor Stephen Frears mostra um outro lado de direção, bem diferente de Alta Fidelidade e do delicioso Mr. Henderson. Talento e luxo é o que não falta nesta produção, que mescla imagens reais de Lady Di e ficção e que mostra de um jeito ou de outro o porquê da existência de uma monorquia nos tempos de hoje. Apesar de patética e demodé, a realeza tem seu papel insubstituível. Enfim, há gosto pra tudo.

terça-feira, 27 de março de 2007

Assim

Tá tudo assim
quieto e morno
tudo meio assim-assim.
Até quando vou ter que viver
um dia após o outro?

segunda-feira, 26 de março de 2007

Cine

A praire Home Companion. ( A última noite). Robert Altman. 2006

Literalmente o último filme de Altman. Uma delícia. Elenco ótimo, canções em estilo country que mesmo pra quem não curte é de encher os ouvidos. O estilo que Altman lançou no cinema hollywoodano com Short Cuts aqui se estende de forma mais digestível, emaranhando diálogos soltos de várias personagens que giram em torno de um único tema. Fantástico. (Mas para esse estilo ainda prefiro P. T. Anderson em Magnólia, mas isso não vem ao caso agora).


Vinícius. Miguel Faria Jr. 2005.

Ótimo documentário sobre a vida de Vinícius de Moraes, com depoimentos de amigos e parceiros. Não foge ao convencional do formato de documentários, mas como no Brasil carecemos de informações e filmes sobre nossos artistas não deixa muito a desejar.