sábado, 28 de outubro de 2006

Little Miss Sunshine


Pequena Miss Sunshine. (Little Miss Sunshine). Jonathan Dayton, Valerie Faris. USA, 2006.
Junte em uma Kombi uma garotinha de 7 anos estranha e aficcionada por ganhar um concurso de beleza, um pai aficcionado pelo sucesso mas a partir disso já é um looser, um avô aficcionado em heroína, um irmão aficcionado por Nietzsche, um tio aficcionado por Proust, sendo gay e suicida e uma mãe razoavelmente normal tentando controlar toda situação. Disso é composto Pequena Miss Sunshine, uma comédia dramática irônica"B" americana de primeira classe.

sexta-feira, 27 de outubro de 2006

Cafundó


Ontem fui à pré-estréia do filme Cafundó, de Paulo Betti no espaço dos cinemas do Alameda. Como nunca havia ido antes a uma pré-estréia não sabia exatamente o que esperar , mas com certeza não esperava ser como foi. Paulo Betti estava presente com um outro ator do filme e como o filme trata da vida de João de Camargo , o famoso Preto Velho do Candomblé brasileiro então nada mais apropriado que a presença de mães e pais de santo no ambiente. Fora isso uma banda tocava pontos do Candomblé e antes dela uma pequena banda da Folia de Reis também se apresentou. Um verdadeiro espetáculo de cultura popular, ou coisa do gênero.
Terminados os shows entramos para assitir ao filme. Paulo Betti muito simpático acendeu uma vela , colocou-a no centro da sala e explanou: "porquê aqui no Brasil só assim para se fazer cinema". E ás vezes deve ser mesmo.
O filme começa no final do século XXI, findada a escravidão o então escravo João de Camargo tenta inserir-se na nova República brasileira. A partir daí o filme vai acompanhando o desenvolvimento espiritual de Camargo que acaba por ter um encontro fantástico com um padre morto e algumas entidades do candomblé e a partir disso decide construir a "Igreja da água vermelha", voltado para os negros e necessitados.
Sinceramente o filme não é lá grande coisa, não só porquê a temática não me agrada, mas porquê carece de muita coisa, uma fotografia razoável, roteiro pouco elaborado mas o que salva mesmo é (sempre) a interpretação de lázaro Ramos no paple de João de Camargo.
Mas o que fechou mesmo com chave de ouro foi que , ao final da exibição, a Banda Marcial de Bauru entra na sala de cinema e toca exatamante as músicas do filme. Fantástico!
Por isso digo, não só uma pré-estréia mas uma pré-estréia em grande estilo!

quarta-feira, 25 de outubro de 2006

???!!!!

Hoje é um dia especial. Tenho uma decisão a tomar que mudará o curso das coisas. Para melhor, claro( e assim espero). Tudo o que peço é que torçam por mim. E no próximo post eu explico tudo.

terça-feira, 24 de outubro de 2006

Derico e sindicato do Jazz

Cenário externo do Alameda e a banda

Ante s de ir pra Londrina fui ver a apresentação do Derico no Alameda Quality Center junto à melhor (e única) banda de jazz de Bauru, o Sindicato do Jazz. Tive praticamente uma overdose de jazz já que assisti às 3 apresentações da banda. O melhor é que cada uma foi diferente da outra, cada qual em um ambiente e ainda assim todas boas. O que é bom é bom sempre. E o melhor: tudo gratuito. Show.
De volta à Bauru.
Londrina continua linda como sempre, impressionante como essa cidade se desenvolve rápido. Nos 4 meses que fiquei sem aparecer muitos lugares abriram, outros fecharam, outros mudaram de endereço. Gente morreu, nenéns cresceram, enfim, a vida não pára, né? Consegui assistir ao final da 8.a Mostra de Cinema de Londrina, outro acontecimento que cresceu pacas e tenho certeza que ano que vem estará absurdamente grande e ainda melhor. A mostra competitiva exibiu curtas-metragens de qualidade, quase todos excelentes, com destaque para "Manual para atropelar cachorro", "O estertor", "A última do amigo da onça" e o ganhador de melhor filme "Bom te ver". Esses curtas provavelmente podem ser vistos no site Youtube.com ou no programa Zoom, da Tv Cultura de sábado à noite. Todos valem a pena.
Enfim, a viagem foi boa, matei a saudade, restaurei uma parte da minha vida (nova vida!), e agora estou de volta. La vie, u lá lá!!!