segunda-feira, 8 de outubro de 2007

Brasil: o país do cinema (take 1)

O Brasil está voltando a ser referência no cinema mundial. Ok, nada comparado à época de Glauber - e talvez nunca mais retorne a isto, mesmo porquê como Glauber nunca mis haverá e isto é fato. Mas de tempos em tempos aparece alguém tentando fazer algo de bom na sétima arte.
Semana passada pude comprovar um pouco disso num pacote duplamente bom: comédia e tragédia.

Começando por O homem que desafiou o Diabo , de Moacyr Góes.






Depois de "O Auto da Compadecida" todos os filmes baseados na vida nordestina parecem iguais. Ledo engano. O fato é que o retrato da vida severina é este mesmo - ou se fala em paródia ou se documenta de fato. E como comédia é sempre mais rentável eis o filme! Mas o que se destaca neste em especial é a participação de Helder Vasconcelos , ninguém menos que o vocalista e percussionista do grupo Mestre Ambrósio, referência da boa música do Recife. Helder contracena na pele do Diabo à altura de qualquer outro ator em cena. O filme é leve e divertido como um cordel. Eita coisa boa da gota serena!



Continuando a saga não poderia deixar de ver Tropa de elite - o filme mais comentado do ano, por enquanto. E sem dúvidas leva o merecimento de tal.


O diretor atirou para todos os lados e acertou. Ninguém saiu ileso do julgamento: polícia, político, traficante, fogueteiro, pobre, classe média, universitário, repórter, ong, enfim, todos são culpados até que se provem o contrário. Bem estruturado, o filme é uma narrativa sem idas e vindas. O desenrolar da história caminha junto aos acontecimentos e não há escapatória. A história só prova o que todos já deveriam saber: não há saída.

domingo, 7 de outubro de 2007