quarta-feira, 1 de agosto de 2012

Ideologia de privada - Pondé


Quando eu morava num kibutz em Israel nos anos 80, num dos banheiros masculinos, estava escrito na porta, “fighting for peace is like fucking for virginity”(lutar pela paz é como trepar pela virgindade).
Gays sempre deixaram inscrições nas portas e paredes dos banheiros masculinos, afirmando seus desejos e dotes físicos. Quanto aos femininos, sempre foram objeto de mistério e desejo, afinal, ver mulheres sem roupa sempre foi um sonho de todo cara. Além do fato óbvio de que os órgãos excretores são os mesmos envolvidos no ato sexual. Claro, não apenas eles.
Qualquer iniciado em Freud vê algo de obviamente sexual na nossa relação com banheiros. Fantasias sexuais sempre encontraram nos banheiros um santuário para suas taras. E mais: formas diversas de perversões sexuais envolvendo funções excretoras sempre povoaram o universo das fantasias sexuais mais “heavy”.
Talvez alguém ache que eu deva pedir perdão por usar uma expressão como “perversões sexuais” num mundo como o nosso, no qual um sujeito pode gostar de espancar e ser espancado, mas exige seu direito de cidadania “sado-maso”. Mas não vou pedir perdão não, tá?
Como já disse antes, hoje em dia todo mundo quer ser “legal” e ninguém quer ser pecador. O cara gosta de transar com cães de grande porte, mas recicla lixo, anda de bike na praça Pan-Americana e come rúcula, e por isso ele é o que chamo de “sado-maso” sustentável, ou seja, “sado-maso” de boutique. Sade vomitaria nele, mas sem nenhum tesão.
Até pouco tempo atrás, isso era tudo que se podia imaginar em termos de metafísica de banheiro. Algo na fronteira do “trash” e do mistério. Imagine quantos meninos já sonharam em se esconder no banheiro das meninas para vê-las sem roupa. Uma “cheerleader” no banheiro é um clássico sonho de consumo. Mas hoje, metafísica de banheiro é coisa “séria”. A cidadania passa pela latrina: rosa ou azul? Logo vão inventar a ideia de que “direitos sanitários” não são apenas o direito a saneamento básico (rede de esgoto, boca de lobo, privadas e similares), mas o direito de invadir o banheiro alheio num movimento, talvez inspirado no MST (as Farc brasileiras), que podemos denominar MSB, “os sem-banheiro”.
Há algum tempo que ouço frases (que acho bem bregas, aliás) como “na Europa não existe mais banheiro de homem e mulher”. Toda pessoa que faz esse tipo de comparação entre Brasil e “o Primeiro Mundo” revela sua alma de vira-lata metido a chique, um dos piores tipos na galeria de comportamentos esteticamente ridículos. Viajo muito, para minha infelicidade, e continuo vendo banheiros divididos por sexo. Sei também que está na moda falar “gêneros” (sexo é construção social), mas eu que não acredito nisso, continuo falando “sexos”.
Normalmente lá, quando não há separação, é porque você está num lugar “chiquinho-cabeça” (antros de mal-educados ideologicamente motivados) ou por miséria de banheiro mesmo. Aliás, quem diz que a Europa é Primeiro Mundo em banheiro é quem não conhece a Europa mesmo, porque lá muitos banheiros são horrorosamente imundos, quando não apenas uma fossa num cubículo.
Quem mais sofre com a invasão ideológica do banheiro alheio são as mulheres, que normalmente são bem preocupadas com privacidade neste assunto, a ponto de muitas vezes, desde pequenas, desenvolverem patologias intestinais ou urinárias devido ao hábito de “se reprimirem” em situações de privação de privacidade sanitária.
Proponho fiscais nos banheiros femininos para assegurarem que os invasores farão xixi sentados para não sujarem tudo.
Vivemos em tempos ridículos (tempos pautados por um acúmulo de conforto e por isso todo mundo fica meio besta): daqui a pouco vão criar editais especiais para fomento cultural e “científico” (o povo da teoria de gênero aplicada à privadas) a favor do MSB, “os sem-banheiro”.
E o incrível é que ninguém diz de uma vez que esse papo de crítica de gênero aplicada a privadas é papo furado de quem no fundo quer justificar ideologicamente seus pequeno sintomas, e não respeita a privacidade alheia, principalmente das mulheres.