sábado, 17 de outubro de 2009

Para Ágatha


Acabo de perder minha gata, companheira de 17 anos.
A morte é algo estranho. Por mais que se diga, teorize e estude sobre o assunto, nunca será suficiente para reprimir o sentimento de perda. E por mais banal que seja a morte de um animal (bicho irracional composto por pêlos, garras e dentes) é exatamente aí que nos damos conta do quão ridiculamente frágeis nós somos.

Então me pego pensando no sofrimento gigante que é perder alguém (pessoa, normalmente racional, composta de pele, cérebro e coração, além de dentes e garras) mais querido que um gato. E me pego a pensar também que, assim como no gato, a eutanásia é possível em seres humanos em alguns lugares: findar o sofrimento dando cabo da vida. Coisa de gente moderna, europeia, como diria o filosófo.

Mas no fundo é tudo uma questão de egoísmo: o sofrimento que todos querem findar não é o da pessoa doente, velha, vegetal ou senil e sim daqueles que aqui ficam, tratando, cuidando, aqueles que já não suportam mais ter em suas vidas um fardo, um peso morto. Depois de desligados os tubos, tudo que vemos são cabeças balançando em consentimento afirmativo de que "foi melhor assim".

Que Deus nos perdoe.

quinta-feira, 15 de outubro de 2009

Filmes, filmes...

Salve Geral
Brasil
Sérgio Resende
2009

O filme brasileiro que vai concorrer ao Oscar não é nem de longe um bom filme. A história - fato real - é impressionante mas o pior de tudo é lembrar que aquilo realmente aconteceu: os ataques simultâneos à delegacias de polícia e rebeliões em presídios, liderados pelo PCC, não só na cidade de São Paulo como no interior do Estado também. Mas a historieta de pano de fundo é lamentável: voltou-se a romantizar e esteriotipar a bandidagem. Serve como entretenimento. Pena que não convence totalmente.


9
Shane Acker
EUA

2009

A animação produzida por Tim Burton é perfeita. A história se passa num futuro destópico onde a máquina finalmente venceu o homem. 9 é um boneco feito de sobra de estopa, zíper e grandes obturadores de câmera como olhos, que recebe um toque de alma humana. 9 foi feito por um cientista que depois de 8 mal-sucedidas tentativas de ver o fim da guerra homem/máquina finalmente sucumbe ao criar o nono elemento. Daí o nome no Brasil de 9 - a salvação. A assinatura de Burton é perceptível no cenário soturno que o filme tem.



4 LUNI, 3 SAPTAMANI SI 2 ZILE

Christina Mungiu
Romênia
2007

Vencedor da Palma de Ouro em 2008, 4 meses, 3 semans e 2 dias retrata o obscuro mundo socialista na Romênia de 1987, onde uma jovem pede ajuda a sua colega de quarto na república feminina para fazer um aborto, obviamente ilegal. A personagem principal na verdade não é a grávida - Gabita - e sim sua colega, Otília. E através de seus olhos que enxergamos a Romênia despedaçada pelo socialismo agonizante no final dos anos 80. As ruas escuras e úmidas, a expressão sempre apreensiva das personagens, o clima de vazio e solidão imperam durante todo o longa metragem. Talvez o aborto seja apenas pano de fundo para retratar algo mais gritante: o que fazer com os problemas individuais num mundo onde só o coletivo impera?

O que todo mundo queria fazer mas só Tarantino conseguiu!


Metralhar Hitler. Foi isso que Tarantino fez. E tenho certeza que quase todos já pensaram em fazer. E o fez com o melhor estilo: metralhou Hitler por mãos judias! Melhor impossível...

Bastardos Inglórios é sem dúvida uma obra-prima. E Tarantino é sempre Tarantino: um banho de sangue, música da melhor que existe e diálogos inimagináveis. E o final muito mais glorioso que o esperado! Imperdível!