sábado, 4 de julho de 2009

Tira-gosto brasuca


Outro filme desta semana foi o Estômago , de Marcos Jorge.
O filme é bom, mas não chega a ser essa maravilha que andam dizendo por aí. Mas claro, perto do tanto de porcaria que se anda fazendo no Brasil ultimamente, este não fica tão mal.
O elenco é bom (o ator principal, João Miguel, é o 'figurinha' da vez no cinema brasileiro), a trilha bem utilizada (sempre a mesma música marcando o mesmo tipo de cena) e a história é típica: um paraíba gente boa vai pra Sumpaulo e depois de perder a cabeça (paraíba macho sim senhor!) vai pro xadrez pelo crime que cometeu.
Como a única coisa que o paraíba, chamado Raimundo Nonato (a explicação para o nome é ótima, será verídica?), sabia fazer era cozinhar, é isso que fará na cadeia.
A comida é o fio condutor do filme e é isso que o diferencia.
Mas como há outros muitos filmes bons falando de comida, esse ainda fica devendo um pouco. Só pra listar alguns:

A festa de Babete
Como água para chocolate
A fantástica fábrica de chocolate (porque não?!)
O tempero da vida

Ainda assim, pra quem já viu todos estes, vale a pena ver esse brasuca como tira-gosto.
ps: comentário do diretor sobre o filme: "O homem é o único animal que cozinha. Isso já bastaria para justificar o tema de um filme como o Estômago".
Não diga? E eu achando que a única diferença entre o homem e os outros animais fosse que ele pensasse...rs.

Lanternas Vermelhas




Lanternas Vermelhas
(Da hong deng long gao gao gua)
1991
Yimou Zhang

Ontem assisti a este clássico de Yimou Zhang. Há muito tempo que venho ensaiando para assistí-lo. Não sei porquê demorei tanto.
O filme é realmente lindo. Conta a história da jovem camponesa Songlian (interpretada pela lindíssima Li Gong) no momento em que se torna a quarta mulher de um senhor rico e poderoso. As lanternas são acesas na casa onde o senhor escolhe passar a noite e a felizarda é recebida com toda sorte de mimos. Não demora até que Songlian - ou Quarta Senhora, como é chamada - perceba a disputa entre as outras três senhoras pela atenção de seu senhor...
O filme retrata bem os anos 20 na China. Mas o que me chamou mais a atenção é o papel do tempo fixado nas estações do ano. Filmes orientais normalmente dividem e marcam o tempo conforme a troca de estações do ano e esse é um fator que sempre me intriga e admira.
Quem estuda História sabe o quanto as estações do ano marcaram as festividades e feriados em algumas civilizações, mas com o tempo isso foi se perdendo e se misturando a fatores políticos e sociais.
Felizmente a cultura oriental ainda preserva certos traços imutávies. E isso quase sempre é nítido em seus filmes.

quinta-feira, 2 de julho de 2009

Garota de Chico



Meu amigo é mil e uma utilidades. Professor infame, músico e DJ nas horas vagas e agora quadrinista: nasce a 'Garota de Chico', que deixou o "Garoto enxaqueca" no chinelo.
Valeu, Zé!

terça-feira, 30 de junho de 2009

Falando em Lynch

E por falar em Lynch, não sei se influenciado por Donnie Darko ou não, mas o cara filmou uma espécie de teatro fake bizarro-mórbido com atores vestidos de coelhos . Só vendo para crer.
Pra quem curtir, o youtube disponibilizou o filme dividido em 8 episódios.

Rabbits

Twin Peaks

Estou revendo essa série de David Lynch depois de alguns anos.
O rei pós-moderno do surrealismo cinematográfico se supera a cada obra feita. Twin Peaks (1990 - 30 episódios) começa, digamos assim, quase normal. Mas já no segundo episódio vê-se a marca registrada do diretor na escolha de temas, cores de cenário e esquisitices agudas no caráter de seus personagens.

A história gira em torno de um assassinato ocorrido na pacata cidade de Twin Peaks: Laura Palmer, a rainha do baile, foi encontrada morta em circunstâncias pra lá de estranhas. A partir daí o desenrolar da história trará cada vez mais desvarios do que resoluções. Entre meus persongens favoritos estão a mulher do tronco (que carrega um toco de árvore no colo, como se fosse um bebê), a mulher do tapa-olho (esquisofrênica) e meu preferido: o anão dançante. Tenho certa fissura por figuras de anões em filmes. E David Lynch é mestre nisso.

Enfim, como vi a série há muito tempo já não lembrava mais de certos detalhes. Qual foi minha surpresa quando percebi que eu (oui, moi) já havia estado em Twin Peaks?! Sim!

Um dos cenários do filme é um hotel à beira de uma enorme cachoeira. Eu visitei esta mesma cachoeira quando passei um mês com minha irmã em Seattle, cidada americana na divisa com o Canadá. Cenário deslumbrante tanto para um filme quanto para um passeio.

Enfim, eis o cenário do filme:


E eis a turista deslumbrada:

Gostei da ideia. Agora pretendo percorrer os outros 27.346.298.409.450.923.759.923.356.540.065.487.611 cenários de filmes que curti.