segunda-feira, 20 de novembro de 2006

Sympathy for mr. Vengeance


Sympathy for Mr. Vengeance. Park Chan-Wook. 2002. Coréia do Sul.

Tortura? Os mestres agora são os coreanos. Que chineses que nada.
Nesse filme o diretor coreano Park Chan-wook - mesmo diretor de Oldboy, 2003 - não rotula nada e niguém. Todos sem excessão são bons e maus, fazem o pior possível com as melhores das intenções. E a tortura é apenas um dos meios de se vingar ou chegar-se onde quer, não sem um pequeno grau de culpa.
Vengeance traduzido do inglês é literalmente vingar-se excessivamente. No filme isso é o que move os personagnes e o que não falta de forma alguma.
Para estômagos e cabeças fortes.

4 comentários:

Anônimo disse...

Esse filme tem problema de roteiro. Coreanos são bons em cálculos. É um povo excessivamente racional. Por isso, emocionalmente tendem a ser piegas. (Digo isso com conhecimento de causa) Um filme preparativo para Old Boy, na minha opinião seca, o melhor que Chan Wook pode chegar. (Espero que não, mas Sympathy for Mrs. Vengeance é ruim de doer) Chineses ainda são melhores. Bem melhores. (Ainda vou colocar no meu blog o meu ensaio sobre cinema e cultura no sudeste asiático. Acho que explico melhor, com fundamento)
Beijos.

flávia disse...

Também prefiro Oldboy, mas não vejo tanto problema quanto vc nesse filme. Tirando algumas misturas que ele faz(de um momento extremamente triste passa para um terrorzinho japonês clichê ao mostrar a menina morta de volta), no geral não é tão ruim. Mas com certeza vc tem melhor conhecimento de causa que eu ! Qto aos chineses gosto muito tb, só falei que em matéria de tortura eles ficaram pra trás, rs.
bjo queri.

Anônimo disse...

Sem querendo delongar mas fazendo, mesmo na tortura os chineses são melhores. Basta ver os filmes de Taiwan que não chegam ao Brasil. (Ou Eleição que eu comentei uma vez) O problema de roteiro ao meu ver, antes dos furos é a verossemelhança. Quando não há verossemelhança não há mais credibilidade. E quando não há credibilidade, não há filme. Os erros de "Mr. vengeance" não são compromedoras. Mesmo a cena em que o pai escuta a conversa radiofônica no momento mais improvável. (um dos erros crassos) O cinema coreano ficou adormecido muito tempo. Tudo não passava de comédias de humor duvidoso (coreano, óbvio) e dramalhões históricas. O governo investiu muito principalmente na formação de técnicos. Mas como no Brasil, os contadores de histórias, ou seja, bons roteiristas não existiam. Old Boy chega como salvação mas estão também enganados. Apesar de eu também achar que Old Boy é o melhor filme feito na Coréia, mas ainda carece de alma. Explico. É um filme mergulhado na vicissitude de um costume milenar. Toda idiossincrasia e revolta planejada está neste filme. Eu sinceramente espero um Imamura coreano. Ou um Imamura brasileiro. Mesmo Kim Ki Duk, tido como mais europeu dos cineastas coreanos não consegue se livrar do sentimentalismo. (Na Coréia ele é jogado no segundo plano, mesmo porque os coreanos continuam preferindo ultra-violência, dramalhão histórica, comédias escrachadas e sobretudo produções hollywoodyanas. Resta desejar sorte ao Ki Duk que magoado, resolveu não filmar mais no seu país natal) Eu ainda espero uma grande virada. Por incrível que pareça panorama cinematógrafico Brasil-Coréia é similar. Talvez Old Boy tenha saido na frente pela sua disciplina, racionalismo, um bom roteiro e acima de tudo financiamento governamental e privado. Como coreano, eu ainda espero um filme realmente transcendente vindo de lá. Ou daqui. estranhamente, algo me diz que isso está próximo.
Beijos.

flávia disse...

Tomara, garoto, tomara!
Eu tb acredito.
bjo