quarta-feira, 6 de julho de 2011

Inverno da Alma

Inverno da Alma
Winter's Bone
Debra Granik
2010

História mais do que trágica (no senso comum da palavra), embalada por belas e tristes canções countries, Inverno da Alma é um filme noir. Country-noir.
A história se desenrola no interior do Missouri, EUA. A vida é rodeada pela pobreza, escassez e gelo. De gelar os ossos da alma.
Ree, uma adolescente de 17 anos se vê responsável pela criação de dois irmãos mais novos e pelos cuidados com a mãe incapacitada pela dureza da realidade. O pai, um traficante local de speed, sumiu depois de colocar a casa da familia como pagamento de fiança. O trabalho de Ree agora é achar o pai para não perder a única coisa que ainda a mantém presa à realidade familiar.
A trama se desenvolve através de personagens carrancudos e tristes, embrutecidos pelo cotidiano local. Uma das poucas cenas de alento é a de abertura, onde as crianças brincam embaladas por uma voz em off feminina, que canta sem acompanhamento instrumental (de gelar as entranhas) e mais adiante, na metade do filme, quando Ree presencia uma festa onde a mesma voz feminina, agora encarnada numa senhora rechonchuda, canta acompanhada pelos clássicos instrumentos do sul dos EUA, entre eles o banjo.
O final é surpreendente e dramático. Hibernação da alma.

Nenhum comentário: