sexta-feira, 8 de julho de 2011

Cópia Fiel



Copie Conforme
Cópia Fiel
Abbas Kiorastami
2010

Qual o verdadeiro valor da cópia de uma obra arte? Seria o copista, o fraudador, tão genial quanto o autor original?Qual a diferença entre a cópia e o original? E na vida?
Cópia Fiel, do iraniano Kiorastami é uma obra de arte para se apreciar a vida.
As primeiras cenas me fizeram relembrar de "Antes do Pôr-do-Sol", de Linklater, onde a câmera percorre as ruas e os personagens de frente, sempre em movimento, andando e conversando, e agindo e gesticulando e discutindo.
Os personagens: um escritor inglês e uma dona de galeria de arte francesa que vive na Itália. O cenário não poderia ser mais belo: a Toscana.Tudo se passa em uma única tarde de passeio e diálogo entre estes dois personagens, que deixam as ruas vazias da cidade para ir a um lugarejo mágico - Lucignano - habitado por noivos e noivas fazendo juras eternas de amor.  A vida a dois se expõe e salta aos olhos.
E neste momento algo se rompe. Os personagens se confundem, nos confundem, passam a conversar ao mesmo tempo em inglês, frânces e italiano. Já não se sabe mais o que é real e o que é falso. A ficção se funde à realidade e a cópia ao original.
É um filme que merece uma segunda chance aos primeiro olhares.

Nenhum comentário: