quinta-feira, 15 de outubro de 2009

Filmes, filmes...

Salve Geral
Brasil
Sérgio Resende
2009

O filme brasileiro que vai concorrer ao Oscar não é nem de longe um bom filme. A história - fato real - é impressionante mas o pior de tudo é lembrar que aquilo realmente aconteceu: os ataques simultâneos à delegacias de polícia e rebeliões em presídios, liderados pelo PCC, não só na cidade de São Paulo como no interior do Estado também. Mas a historieta de pano de fundo é lamentável: voltou-se a romantizar e esteriotipar a bandidagem. Serve como entretenimento. Pena que não convence totalmente.


9
Shane Acker
EUA

2009

A animação produzida por Tim Burton é perfeita. A história se passa num futuro destópico onde a máquina finalmente venceu o homem. 9 é um boneco feito de sobra de estopa, zíper e grandes obturadores de câmera como olhos, que recebe um toque de alma humana. 9 foi feito por um cientista que depois de 8 mal-sucedidas tentativas de ver o fim da guerra homem/máquina finalmente sucumbe ao criar o nono elemento. Daí o nome no Brasil de 9 - a salvação. A assinatura de Burton é perceptível no cenário soturno que o filme tem.



4 LUNI, 3 SAPTAMANI SI 2 ZILE

Christina Mungiu
Romênia
2007

Vencedor da Palma de Ouro em 2008, 4 meses, 3 semans e 2 dias retrata o obscuro mundo socialista na Romênia de 1987, onde uma jovem pede ajuda a sua colega de quarto na república feminina para fazer um aborto, obviamente ilegal. A personagem principal na verdade não é a grávida - Gabita - e sim sua colega, Otília. E através de seus olhos que enxergamos a Romênia despedaçada pelo socialismo agonizante no final dos anos 80. As ruas escuras e úmidas, a expressão sempre apreensiva das personagens, o clima de vazio e solidão imperam durante todo o longa metragem. Talvez o aborto seja apenas pano de fundo para retratar algo mais gritante: o que fazer com os problemas individuais num mundo onde só o coletivo impera?

Nenhum comentário: