segunda-feira, 18 de setembro de 2006

Zatoichi

Zatoichi - Takeshi Kitano, 2003. Japão.

Refilmagem de história clássica japonesa sobre um espadachim cego que livra cidadezinha dos infortúnios da yakuza. Essa é a base do filme de Takeshi Kitano, que além de dirigir faz o papel principal. Diz o próprio Kitano que buscou introduzir a história no século 21, por isso movimentos rápidos de câmera, novo figurino - principalmente o seu, já que para interpretar um Zatoichi moderno, Kitano teve o cabelo pintado de amarelo - e novas formas de luta , mais rápidas e precisas, aquelas de um golpe único e certeiro. Mas o que me chamou a atenção de verdade foi o leve toque de humor[!] que o diretor tentou imprimir. Claro que isso, pelo menos para mim, foi quase imperceptível, já que humor é elemento raro em filmes japoneses. Algumas cenas até chegam perto de uma risada mas foi um tanto estranho perceber isso em um filme de luta, violento e sangrento. Na verdade não gostei do filme. Não que não valha a pena vê-lo, afinal ganhou prêmio de melhor diretor no Festival de Veneza e isso deve significar algo, mas de Takeshi Kitano eu indicaria Dolls.

ps: não consegui postar foto...

5 comentários:

Pierre Masato disse...

Divergências: Não gosto do Dolls, acho um Kitano fraco. Zatoichi é bom, mas pra mim a obra prima é Hanabi - Fogos de Artifício.
Beijos.

Anônimo disse...

Concordo com Porpetta. O melhor é Hanabi.
Beijos.

flávia disse...

Ok, boys. Foi com esse filme que ele ganhou o Leão de Ouro de melhor filme, né? Mas como não vi ainda não poderia indicar...bjos

Unknown disse...

lindinha, só pra registrar a visita. sabe como é esse negócio de blog, nem sempre a gente consegue... o que eu quero saber é de vc, se tá bem, o q tem feito. quero te ver cheia de planos.

beijos

flávia disse...

Estou bem, não tenho feito nada de útil (pra sociedade,claro!)e planos tenho vários.
bjo querido