sábado, 30 de julho de 2011

Katyn

Katyn
2007
Andrzej Wajda

Excelente filme sobre o massacre de oficiais poloneses, cometido no início da Segunda Guerra Mundial, pelos soviéticos.
A cena inicial é uma das passagens mais marcantes de todo o filme: uma ponte. Em cada uma das extremidades, famílias inteiras correm com malas, crianças e tudo o que conseguem carregar. Ao se encontrarem no meio da ponte, cada pequena multidão tenta advertir o outro bando: de um lado, fugitivos dos nazistas alemães; do outro, dos comunistas soviéticos. E eis o dilema popular: se correr o bicho pega, se ficar o bicho come.
O enredo do filme foca na mentira comunista de tentar divulgar os sumários assassinatos dos oficias poloneses como sendo uma obra dos nazistas, que por sua vez, culpam os soviéticos. Nesse jogo de empurra, sobra apenas a multidão de corpos nas valas comuns da floresta de Katyn.
Mais verdadeiro do que este, apenas o documentário "A História Soviética", que mostra fotos e cenas reais do massacre dos ucranianos por Stálin.

2 comentários:

Fernnnanda disse...

Eu tenho dó do povo polonês: sofreram na pele com os dois piores regimes do sec XX: o socialismo soviético e o nacional-SOCIALISMO ( sim amiguinhos esquerdistas, Hitler faz parte de vossa panelinha.

A Polônia sai devastada, desconfigurada da II Guerra. Enquanto os comunistas soviéticos dão um fim na elite militar, os nazistas destruíram praticamente toda a elite intelectual polonesa.

flávia disse...

exatamente, Fer.