quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011

Os bons dos últimos tempos

Nas andanças por Sampa consegui ver ótimos filmes.
Eis as dicas:

O Mágico
L'illusionniste
Sylvain Chomet
2010
França

Do mesmo criador do maravilhoso "Bicicletas de Belleville" e com o roteiro de Jacques Tati esta é sem dúvida a melhor animação do ano. O filme praticamente não traz diálogos e por isso mesmo não necessita de legendagem ou da horrível dublagem. A história é simples mas não ordinária. Uma mistura de melancolia, divertimento e tristeza.
Atenção para o dedo de ouro de Tati no roteiro, que chega a fazer menção a um de seus clássicos (Mon Oncle).




Tio Boonmee, que pode recordar suas vidas passadas
2010
Apichatpong Weerasethaku
Tailândia

Estranhoe difícil para o gosto brasileiro (a começar pelo tanto de gente na sala de cinema, não chegava a 5 pessoas).  Esse tailandês recebeu a Palma de Ouro em Cannes talvez por conta de sua esquisitice. O tio Boonmee sofre de uma doença renal e decide passar os ultimos dias de vida relembrando suas vidas passadas, juntamento com os fantasmas de sua falecida esposa e filho. As imagens são lentas e belas e os diálogos longos e por vezes extraordinários.




Cisne Negro
Black Swan
2010
Darren Aronofsky

A menina dos olhos do Oscar de 2011. E não por acaso. O filme é denso, digno de um noir, pendendo ora para o terror ora para o surreal. O diretor que não perde a mão nunca, pelo menos quando o assunto é impactar com imagens ( Requiem para um Sonho e A Fonte da Vida) também se supera quando o assunto é afundar na mente e desejos humanos (desde O Lutador).




Um Lugar Qualquer
Somewhere
2010
Sofia Coppola

Adoro Sofia Coppola. Não teve um único filme seu que eu não gostasse. Este também entra para a lista.
Uma história banal norte-americana mas com os requintes que só ela sabe usar: a música certa na hora certa, a pausa, o deslocamento de câmera, tudo se ajeita muito bem nesse filme. (Mas no topo da lista ainda está Encontro e Desencontros).



Além da Vida
Hereafter
2010
Clint Eastwood

A primeira cena de filme - que pode levar ao engano devido à tradução do título no Brasil - me impactou muito: o tsunami devastando a Tailândia. Incrível pensar que aquilo realmente aconteceu...
Mas a genialidade de Clint se dá no tema, na busca por um sentido sem maiores explicações e, acima de tudo,  nos finais. Adoro o modo como leva o filme e decepciona os blockbusters de plantão...rs


Ainda faltam alguns antes do Oscar e outros que ficaram para trás... só falta tempo para tantos desejos.

Nenhum comentário: