quarta-feira, 7 de julho de 2010

Férias...filmes

Férias, at last...
Isso significa muito tempo para filmes.
Eis os últimos:

Zombieland - Zumbilândia - 2009 
Pra quem curte sangue e risada mas nada de extraordinário. Próprio para as tardes sonolentas de férias.


A Serious Man - Um Homem Sério - 2009 - Irmãos Coen
Esse sim vale a pena. Além da atuação do ator principal, o must do filme é exatamente a sátira sobre o cotidiano judaico, com toda sua legalidade, formalidade e singularidade. Os Irmãos Coen tem um talento nato para abordar o comum, o costumeiro, aquilo sobre o que ninguém daria valor. E é exatamente aí que reside a sua genialidade.

Precious - Preciosa - 2009 - Lee Daniels
Ao me deparar com o trailer, na época do Oscar, eu já imaginava que este seria um filme indigesto. Mas nem tanto. Todos os 100 minutos do filme é pura angústia. Nenhuma vida pode ser tão devastadora quanto essa, nenhuma história pode ser tão terrível assim para ser verdade. Mas o fato é que Precious é uma garota negra, obesa, de 16 anos que está grávida de seu segundo filho - ambos frutos de incesto paterno. Ela é abusada psicologica e fisicamente pela mãe e humilhada pelos garotos. Sua única válvula de escape é sonhar acordada a cada notícia ruim que recebe. Nos devaneios, Precious é rica, famosa, se vê linda e loira no espelho e dança freneticamente nos palcos da vida. O elenco é estrelado - Mariah Carey, Lenny Kravitz, Mo'Nique. E nenhum deles deixa a desejar.

2 comentários:

Giovanna Borgh disse...

Que coisa boa hein!!

Em releção a Precious, eu também acho um filme indigesto. E particularmente não gostei. Pela forma de abordagem, a mensagem acaba destruindo o último fio de esperança de alguns; apesar de saber que esta vida insuportável e inaceitável é de verdade para alguns.

Eu gosto de filmes que prezam por uma boa mensagem ou uma abordagem psicológica que acrescenta algo de bom. Acredito que alguns tipos de mensagens podem instigar algumas mentes doentias que buscam a maldade.

Enfim, bons filmes e boas férias!

flávia disse...

Valeu, Giovanna,
Quanto ao estímulo de mentes doentias, também acredito que a arte influencia a vida, mas certos comportamentos nem necessitam de auxílio para fazer a maldade, né?
bjo