domingo, 14 de fevereiro de 2010

Herzog


Vício Frenético

Bad Lieutenant: Port of Call New Orleans

Werner Herzog

2009


Estava com saudade de ver um filme de Herzog.

O último foi "O Sobrevivente", bom filme mas faltava algo de Herzog nele.

Confesso que o Herzog de "Kaspar Hauser" não consigo enxergar em nenhum outro filme.

Mas com esse aqui descobri uma nova veia de Herzog: o tino para o humor negro. Não, não esse humor negro a que estamos acostumados mas um humor ácido, delirante e até frenético.
O filme é uma refilmagem ( 1992, de Abel Ferrara, com Harvey Keitel) e trata da vida de um policial junkie que tira proveito de seu distintivo e arma para conseguir drogas nas noites de New Orleans pós-Katrina. Fantástica atuação de Nicolas Cage (ok, ele continua com aquela cara de bêbado de "Despedida em Las Vegas" e a mesma cara de peixe morto de "Cidade dos anjos") como personagem principal: o policial que consegue tirar vantagem de todos os traficantes do pedaço e ainda tem como namorada a mais bela das prostitutas: Eva Mendes.
Já Val Kilmer aparece no filme apenas pra dizer "oi".

Herzog mudou com o tempo, assim como o cinema mudou com as novas tecnologias (se bem que eu assistia a alguns curtas em São Paulo, mudos e em p&b que em nada perdiam para as animações de hoje em dia). Mas Herzog consegue ser múltiplo: é dramático, histórico, realista...a cada filme uma nova faceta é descoberta.

O cinema perderá um de seus grandes o dia que Herzog passar desta para a outra...

Nenhum comentário: