sábado, 4 de julho de 2009

Lanternas Vermelhas




Lanternas Vermelhas
(Da hong deng long gao gao gua)
1991
Yimou Zhang

Ontem assisti a este clássico de Yimou Zhang. Há muito tempo que venho ensaiando para assistí-lo. Não sei porquê demorei tanto.
O filme é realmente lindo. Conta a história da jovem camponesa Songlian (interpretada pela lindíssima Li Gong) no momento em que se torna a quarta mulher de um senhor rico e poderoso. As lanternas são acesas na casa onde o senhor escolhe passar a noite e a felizarda é recebida com toda sorte de mimos. Não demora até que Songlian - ou Quarta Senhora, como é chamada - perceba a disputa entre as outras três senhoras pela atenção de seu senhor...
O filme retrata bem os anos 20 na China. Mas o que me chamou mais a atenção é o papel do tempo fixado nas estações do ano. Filmes orientais normalmente dividem e marcam o tempo conforme a troca de estações do ano e esse é um fator que sempre me intriga e admira.
Quem estuda História sabe o quanto as estações do ano marcaram as festividades e feriados em algumas civilizações, mas com o tempo isso foi se perdendo e se misturando a fatores políticos e sociais.
Felizmente a cultura oriental ainda preserva certos traços imutávies. E isso quase sempre é nítido em seus filmes.

Um comentário:

Nick disse...

"Lanternas Vermelhas" é um dos meus favoritos de Yimou junto com " O Caminho para Casa". Essa separação é nítida porque as estações são nítidas por lá. Existe uma demarcação e mudança climática muito bem difinida. Faça uma viagem por lá. Você vai ver (melhor, sentir) muito bem isso. Beijos